Don Zanoni é o novo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana - São Gonçalo Agora
Image and video hosting by TinyPic

Don Zanoni é o novo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana

O arcebispo Dom Itamar Vian está oficialmente aposentado. Ele anunciou hoje que chegou do Vaticano a aceitação de sua renúncia por idade, por parte do papa Francisco. Consequentemente a partir desta data Dom Zanoni Castro assume a direção da arquidiocese.

Gaúcho, Dom Itamar vai permanecer morando em Feira de Santana e disse que pretende se dedicar ao cuidado de doentes e idosos. Inclusive se reuniu esta semana com o diretor do hospital Clériston Andrade, José Carlos Pitangueira.

"Terei mais tempo para oração, escuta da palavra de Deus e para acolher pessoas que desejam orientação e confessar-se. Sou uma pessoa mais livre e estou muito feliz, agradecido a Deus e Feira de Santana", comentou o religioso, que passará a ser arcebispo emérito. Dom Itamar informou que vai continuar fazendo programas no rádio, escrevendo crônicas na imprensa local e livros.

Conforme as regras da igreja católica, Dom Itamar renunciou ao completar 75 anos, em agosto. Ele assumiu a então diocese de Feira de Santana em 1995, vindo da diocese de Barra, no Oeste da Bahia, onde foi bispo por onze anos. Em 2002 a região foi elevada à condição de arquidiocese.

Dom Zanoni disse que vai prosseguir “conhecendo a realidade” da região cujos católicos começará a liderar. “A pessoa humana é o foco da missão de Jesus, e o bispo tem essa missão de confirmar os irmãos na fé em Jesus, na sua proposta, no seu caminho”, disse o novo arcebispo, dando a entender que a ação social deve ser o foco de sua atuação. Ele citou as palavras de Jesus quando se referiu a como seria o juízo final. “Estava com fome e me destes de comer. Estava doente e me curaste. Preso e me visitaste”.

A assunção de Dom Zanoni ocorre a poucos dias do seu aniversário, dia 24. A data será celebrada com missa na terça-feira ao meio dia, na catedral.
Share on Google Plus

About São Gonçalo Agora

0 comentários:

Postar um comentário